Intervenção Psicológica na PHDA com Crianças e Adolescentes (1ª ed)

Estado Atual
Não Inscrito
Preço
TERMINADO
Inscrição
Já não é possível a inscrição neste curso

13 Abril a 3 Junho 2024

O curso Intervenção Psicológica na PHDA com Crianças e Adolescentes, realizado em sala virtual, decorrerá entre os dias 13 Abril a 3 Junho 2024 e tem a duração de 32 horas (27 horas em aulas síncronas e 5 horas assíncronas).

A PHDA é a perturbação de neurodesenvolvimento mais comum na infância, afetando cerca de 3 a 9% das crianças em idade escolar e persistindo, muitas vezes, até à idade adulta. O seu impacto na trajetória de desenvolvimento de crianças e jovens é grande, bem como nos seus cuidadores. A intervenção psicológica é uma das componentes mais importantes no processo terapêutico da PHDA com crianças e adolescentes, funcionando como um complemento à intervenção farmacológica.

Este curso pretende abordar as diferentes formas de intervenção psicológica, direcionadas para os desafios comportamentais, emocionais e interpessoais, bem como do funcionamento adaptativo. As abordagens centradas na Terapia Cognitivo-Comportamental, na Intervenção Parental (e.g., Anos Incríveis) e as intervenções baseadas em Mindfulness serão abordadas ao longo deste curso, contextualizadas no âmbito de protocolos de intervenção desenhados à medida das necessidades e prioridades de cada criança e família, numa perspetiva integrada, ecológica e compreensiva.

Destinatários: Psicólogos (membros efetivos ou estagiários da Ordem dos Psicólogos), diplomados em Psicologia e outros profissionais da Saúde Mental (e.g., Pedopsiquiatras).

Formadoras: Andreia Fernandes Azevedo e Tatiana C. Homem