Docentes / Formadores(as)

Octávio Moura (coordenador)


OCTÁVIO MOURA

Professor Doutor

Doutorado em Neuropsicologia pela Universidade de Coimbra. Mestre em Psicologia pela Universidade do Porto. Investigador Doutorado Integrado no grupo Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioral Intervention (NAAP-CINEICC) da Universidade de Coimbra. Membro do Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria (PsyAssessmentLab) da Universidade de Coimbra. Colaborador da Plataforma LER do Plano Nacional de Leitura. Membro do grupo European Literacy Network (ELN) da European Cooperation in Science and Technology (COST).

Docente / Formador no ISPA, HOGREFE, FPCE-CPSC da Universidade de Coimbra, Instituto Politécnico de Setúbal, Universidade Europeia (entre outras instituições universitárias e formativas). Orientador de teses de doutoramento e mestrado.

Autor de livros, capítulos e artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais de reconhecido prestígio nas áreas da Avaliação Neuropsicologia, Dislexia, Hiperatividade/Défice de Atenção, dificuldades de aprendizagem e outras áreas psicológicas. Colabora como revisor científico em importantes revistas científicas internacionais e nacionais na revisão de artigos.

Coautor da Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC). Coautor na aferição/validação de vários instrumentos de avaliação psicológica para a população portuguesa (e.g., BRIEF2, BRIEP-P, BRIEF-A, PAI, CHEXI, ADEXI, TEXI, CPIC, GSE, TISES).

Coordenador de pós-graduações e docente em cursos nas áreas da Dislexia, Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção, avaliação neuropsicológica, dificuldades de aprendizagem (entre outras) em diversas instituições do ensino superior e formativas. A nível clínico trabalha na consulta de avaliação e intervenção (neuro)psicológica de crianças e jovens.

Mais informações na página pessoal do formador: octaviomoura.com

Ana Leonor Marciano


ANA LEONOR MARCIANO

Licenciada em Direito


Licenciada em Direito, sendo advogada de profissão. Exerce há mais de duas décadas na organização “UMAR – União de Mulheres, Alternativa e Resposta”, associação que luta pelos direitos das mulheres, onde presta informação jurídica em contexto de Centro de Atendimento e de Casa de Abrigo a vítimas de violência doméstica e sexual, assim como a vítimas de homicídio na forma tentada em contexto de conjugalidade.

Tem desenvolvido o seu campo de trabalho, com especial incidência, no ramo de Direito da Família, Direito Penal e Direito do Trabalho, em defesa das vítimas de criminalidade violenta.

Elaborou já diversos pareceres e propostas de alterações legislativas no domínio da violência contra as mulheres, designadamente no que respeita ao crime de violação, violência doméstica, crimes de honra e casamentos forçados, assédio sexual, mutilação genital feminina, assim como no âmbito dos processos de jurisdição de menores, trabalhos esses defendidos junto dos/as parlamentares na Assembleia da República.

Dinamizou múltiplas formações jurídicas, participado em seminários, congressos e encontros entre parceiros, enquanto dinamizadora e oradora, sobre a evolução legislativa em função do género, o direito penal e processual penal no combate à violência doméstica, a legislação sobre união de facto, divórcio e processos de jurisdição de menores em contexto de violência doméstica onde o objetivo foi capacitar técnicos para despistar e apoiar vítimas de violência doméstica e fazer o encaminhamento das situações.

Ana Lopes

ANA LOPES

Licenciada em Serviço Social


Licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior Miguel Torga, especialização em Justiça e Reinserção Social. Coordenadora na CERCIAG – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades de Águeda, na Casa de Abrigo para Mulheres com Deficiência e no Departamento de Emprego, assumindo também funções na área do RGPD.

Desempenhou anteriormente funções de coordenação nas áreas do ensino, formação profissional, atividades ocupacionais, residências e apoio domiciliário de pessoas com deficiência e na área da Qualidade, no âmbito do sistema de gestão da qualidade European Quality in Social Services (EQUASS) Excellence.

Desempenhou funções de técnica superior de serviço social nas áreas da educação, formação e emprego de pessoas com deficiência, em centros de atividades ocupacionais e em lar de infância de juventude de crianças e jovens em risco. Ministrou formação na área das Ciências Sociais.

Especialização em Violência Doméstica pelo Centro de Formação Bissaya Barreto, contando ainda com certificação em Igualdade de Género e Violência Doméstica, Técnica de Apoio à Vítima e Auditorias Internas.

Autora de capítulos na área do 3º sector e da deficiência nas obras “Psicologia na Pandemia” e “Maus-Tratos a pessoas idosas” (Editora Pactor).

António Castanho

ANTÓNIO CASTANHO

Mestre em Psicologia


Doutorando em Estudos de Género. Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde, com especialização avançada em Psicoterapia, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Psicólogo clínico/Psicoterapeuta com especialização em intervenção no trauma com crianças, jovens e adultos. Representou o Ministério da Administração Interna na Equipa de Análise Retrospetiva de Homicídio em Violência Doméstica e na Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.

Adicionalmente, tem experiência operacional em contextos de violência doméstica. É especialista em avaliação e gestão de risco e em Análise Retrospetiva de Homicídio em Violência Doméstica.

Formador em temáticas relacionadas com violência doméstica, crianças e jovens e violência sexual. Conferencista convidado em diversos eventos nacionais e internacionais em temas relacionados com violência doméstica, avaliação e gestão de risco e homicídios. Professor convidado em várias Universidades e Institutos.

Autor e coautor diversos livros, estudos e artigos relacionados com violência doméstica, avaliação de risco e homicídio em violência doméstica e violência sexual.

Daniel Cotrim

DANIEL COTRIM

Licenciado em Psicologia


Psicólogo. Trabalha na APAV onde é Assessor Técnico da Direção, desde 2001. Responsável pela área da Violência Doméstica e de Género e pela área da Igualdade dentro da organização.

É Supervisor Técnico da rede nacional de casas abrigo para mulheres e crianças vítimas de violência da APAV, desde 2005. Responsável pela Unidade de Supervisão, desde 2011. Enquadra a lista de Especialistas na área de Violência de Género e Doméstica da Comissão Nacional para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).

Acumula uma vasta experiência de trabalho com pessoas vítimas de crime em especial mulheres e crianças vítimas de violência doméstica, desde 1999. Desenvolve formação na área do atendimento a vítimas de crime, desenvolvimento pessoal e violência doméstica.

Foi também coordenador pedagógico do Centro de Formação da APAV, desde 2003 até 2009. Tem vários artigos publicados, participação em Conferências Nacionais e Internacionais sobre Violência e colabora com diferentes meios de comunicação.

Inês Jubilot

INÊS JUBILOT

Licenciada em Psicologia

Licenciada em Psicologia Clínica pelo ISPA. Psicóloga Especialista em Psicologia da Educação e Necessidades Educativas Especiais.

Psicóloga na Clínica de Dislexia Dra. Paula Teles desde a sua formação (2005). Diretora Clínica da Clínica de Dislexia Dra. Paula Teles desde 2022. Oradora em diversas formações sobre Perturbações da Aprendizagem Específica (Dislexia). Colaboradora na elaboração dos livros do MÉTODO FONOMÍMICO Paula Teles®. Colaboradora na construção da Plataforma Abc123 (Porto Editora, 2023).

Lília Marcelino


LÍLIA MARCELINO

Professora Doutora


Doutorada em Educação pela Universidade Lusófona com uma bolsa de doutoramento individual da Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/69366/2010). Licenciada em Psicologia na Universidade Lusófona em 2005 e membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (cédula profissional nº 13185). Bolseira de investigação de pós-doutoramento no projeto “Participação social em alunos com NEE em escolas públicas” financiado pela FCT (PTDC/MHC-CED/4150/2014).

As suas áreas de investigação são a Cognição Numérica, Discalculia e Dificuldades na Aprendizagem da Matemática e, mais recentemente, a Aprendizagem baseada em Jogos com publicações e participações em eventos científicos nacionais e internacionais.

Tem formações certificadas para psicólogos e para professores e outros profissionais na área da discalculia e dificuldades na aprendizagem da matemática em instituições universitárias e formativas.

Foi investigadora contratada no CICANT – Universidade Lusófona no âmbito do projeto GBL4deaf Videojogos Educativos Acessíveis a Surdos (2018-2021).

Atualmente, mantém as funções como diretora do Núcleo da Discalculia – Apoio Psicopedagógico e Formação e é docente universitária no Instituto da Educação – Universidade Lusófona e Instituto Politécnico da Lusofonia em licenciaturas e mestrados em Ciências da Educação e Ensino Básico.

ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Lilia-Marcelino

Marta Silva

MARTA SILVA

Mestre em Psicologia


Chefe de equipa do Núcleo de Prevenção da Violência Doméstica e Violência de Género (NPVDVG) – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género/Presidência do Conselho de Ministros.

Licenciada em Psicologia e Mestre em Psicoterapia e Psicologia da Saúde pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Integrou o Grupo de Trabalho da Ordem dos Psicólogos Portugueses – Intervenção do Psicólogo em Contexto de Violência Doméstica.

Coordenadora do Programa de Proteção por Teleassistência a vítimas de violência doméstica. Apoio à implementação, acompanhamento e avaliação das políticas públicas de prevenção e combate à violência doméstica e de género. Monitorização, acompanhamento e supervisão técnica da Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica: Casas de Abrigo, Estruturas de Atendimento e Respostas de Acolhimento de Emergência.

Formadora, coordenadora pedagógica e produtora de conteúdos nas áreas da violência doméstica, violência de género, igualdade de género e não discriminação; Coordenadora de projetos nacionais e transnacionais nas áreas da violência doméstica, violência de género, igualdade de género e não discriminação.

Mauro Paulino


MAURO PAULINO

Mestre em Psicologia

Coordenador da Mind | Instituto de Psicologia Clínica e Forense. Psicólogo Forense Consultor do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses. Doutorando em Psicologia Forense na Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação na Universidade de Coimbra (FPCE-UC). Mestre em Medicina Legal e Ciências Forenses pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Pós-graduado em Consulta Psicológica, Psicoterapia e Neuropsicologia.

Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com grau de Especialidade Avançada em Psicologia da Justiça e em Neuropsicologia. Integrou o Grupo de Trabalho da Ordem dos Psicólogos Portugueses – Intervenção do Psicólogo em Contexto de Violência Doméstica. Enquadra a lista de Especialistas na área de Violência de Género e Doméstica da Comissão Nacional para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).

Membro da Comissão de Ética do Centro de Investigação em Psicologia da Universidade Autónoma de Lisboa. Membro do Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria (PsyAssessmentLab) (FPCE-UC) e do Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC).

Colabora há vários anos com a comunicação social, em particular a SIC e a SIC Notícias, onde comenta a atualidade criminal e outras temáticas da psicologia. Tem espaços de opinião no journal Expresso, na SIC Notícias Online e no Sapo Lifestyle.

Autor e coordenador de diversos livros (e.g., “O inimigo em casa: dar voz aos silêncios da violência doméstica”, “Violência doméstica: identificar, avaliar e intervir”, “Forensic psychology of spousal violence: Psychodynamics, Forensic Mental Heath Issuesand Research”, “Comportamento criminal e avaliação forense”, “Maus-tratos a pessoas idosas”). Docente convidado em várias universidades nacionais e internacionais.

Patrícia Dias

PATRÍCIA DIAS

Licenciada em Psicologia

Licenciada em Psicologia Educacional pelo ISPA. Psicóloga Especialista em Psicologia da Educação e Necessidades Educativas Especiais.

Psicóloga na Clínica de Dislexia Dra. Paula Teles desde a sua formação (2005). Diretora Clínica da Clínica de Dislexia Dra. Paula Teles desde 2022. Oradora em diversas formações sobre Perturbações da Aprendizagem Específica (Dislexia). Colaboradora na elaboração dos livros do MÉTODO FONOMÍMICO Paula Teles®. Colaboradora na construção da Plataforma Abc123 (Porto Editora, 2023).

Sofia Gabriel


SOFIA GABRIEL

Mestre em Psicologia

Psicóloga Clínica na MIND | Psicologia Clínica e Forense. Mestre em Psicologia Clínica Cognitiva-Comportamental e Integrativa pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Possui o Curso Pós-Graduado em Luto pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (Nível 1), Traumatic Incident Reduction (Nível 1), Intervenção Cognitiva-Narrativa no Luto (Nível 1), Manejo del duelo y afrontamiento a la muerte pela Hogrefe e o Animal Related Bereavement Course pela Universidade do Tennessee.

Possui o curso de Técnico de Apoio à Vítima (TAV), de Intervenção Psicológica com Pessoas LGBTQ, de Intervenção Psicológica em Problemas Ligados ao Álcool, e de Avaliação Pericial em Psicologia Forense. Formadora Certificada. Coordenadora do livro “Luto: Manual de Intervenção Psicológica“. Coordenou a revisão técnica da edição portuguesa do livro “A Mensagem das Lágrimas”, da reputada Alba Payàs Puigarnau. Autora de diversos capítulos e artigos científicos.

Susana Mota

SUSANA MOTA

Licenciada em Psicologia


Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, 1997. Ingressou na Delegação do Norte da Comissão Para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), em 1999, iniciando, desde logo, funções na área da intervenção/acompanhamento psicológico de pessoas vítimas de violência doméstica e em relações de intimidade.

Paralelamente, as parcerias com outras instituições/sistemas envolvidos na intervenção junto da problemática (sistema judicial, saúde, educação, forças de segurança, instituições de acolhimento), potenciadas pela CIG, permitiram, ao longo dos anos a consolidação de uma vasta experiência e conhecimentos nesta matéria, as quais são frequentemente partilhadas em contextos formativos dirigidos a públicos diversos bem como através da sua participação em palestras, debates, seminários e congressos.

Enquanto técnica da CIG, acompanha e supervisiona tecnicamente as estruturas de atendimento e acolhimento integradas na Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica, tendo em vista a uniformização, formalização e melhoramento das práticas e procedimentos a desenvolver no âmbito da intervenção em violência doméstica.

Mais recentemente, integrou o grupo de trabalho que concebeu as RAP – respostas de apoio psicológico para crianças e jovens vítimas de violência doméstica.